A concepção de Contexto emergente... “A educação formal está relacionada com escolas. A não-formal diz respeito a grupos comunitários e outras organizações, entendida como qualquer atividade educacional organizada fora do sistema formal estabelecido e que se destina a atender clientelas de aprendizes identificáveis e com objetivos de aprendizagens específicos”. (VALENTE; ALMEIDA, 2014, p. 34). Para Silvana Lemos e Maria Eduarda Menezes: “A educação formal da escola E.M.E.F. Presidente Campos Salles tem objetivos claros e centrados em uma diretriz educacional, determinadas em nível nacional e com órgãos fiscalizadores dos ministérios da educação. Nota-se que o contexto não- formal, o FabLab Livre Heliópolis, a partir do Projeto Construtores FabLab, estabelece a parceria e colaboração para o desenvolvimento dos propósitos curriculares estabelecidos no projeto extra-classe”. Silvana Lemos ...
Leitura dos textos indicados: ALMEIDA, M. E. B. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. Revista de Educação Pública , v.25, 2016. p.526 – 546. Disponível em: < http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833 > Acesso em 20 Mai. 2018. ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras , v. 12, n. 3, p. 57-82, Set/Dez 2012. Disponível em: < http://www.curriculosemfronteiras.org/ >. Acesso em: 25 jun. 2018. VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. Em Rede . Revista de Educação a Distância, v.1, n.1, 2014. Disponível em: < https://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/10/22 >. Acesso 15 Abr. 2018.
Nossa narrativa inicia-se na d isciplina Currículo e aprendizagem em contextos digitais emergentes rea lizada no 2ª semestre de 2018, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), das 16h às 19h. As autoras, uma pós doutorada e uma doutoranda com um interesse em comum: explorar o Movimento Maker na Educação. Com isso, iniciamos nossa história no dia 09 de outubro, com o planejamento da narrativa, na sala de aula 307. Parceiras de pesquisa: Silvana Donadio Vilela Lemos e Maria Eduarda Menezes. Self tirada em sala de aula pelo celular Ao final da aula, alunos e professores elaboraram um protocolo com o rientações para o desenvolvimento da narrativa: Professores, Beth Almeida e José Armando Valentes e os alunos definem as orientações para desenvolvimento das pesquisas. Registro pelo celular. Também definimos o universo da pesquisa : E.M.E.F. Presidente Campos Salles, (SP) e Fab Lab Heliópolis (SP). Font...
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