Dia 09/10/2018
Nossa narrativa inicia-se na disciplina
Currículo e aprendizagem em contextos digitais emergentes realizada no 2ª semestre de 2018, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), das 16h às 19h.
As autoras, uma pós doutorada e uma doutoranda com um interesse em comum: explorar o Movimento Maker na Educação.
Com isso, iniciamos nossa história no dia 09 de outubro, com o planejamento da narrativa, na sala de
aula 307.
As autoras, uma pós doutorada e uma doutoranda com um interesse em comum: explorar o Movimento Maker na Educação.
Parceiras de pesquisa: Silvana Donadio Vilela Lemos e Maria Eduarda Menezes. Self tirada em sala de aula pelo celular
Ao final da aula, alunos e professores elaboraram um protocolo com orientações para o desenvolvimento da narrativa:
Professores, Beth Almeida
e José Armando Valentes e os alunos definem as orientações para desenvolvimento
das pesquisas.
Registro pelo celular.
Também definimos o universo da pesquisa: E.M.E.F. Presidente Campos Salles, (SP)
e Fab Lab Heliópolis (SP).
Fonte: https://campossalles.wordpress.com
Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 - Vila Heliópolis, São Paulo - SP, 04245-000
Telefone: (11) 2947-6723
O pensamento do educador Braz Nogueira trouxe
à instituição um novo olhar sobre a prática educacional. Inspirado pela
experiência portuguesa da Escola da Ponte e pelos princípios da educação integral, o
então diretor da EMEF decidiu se distanciar do tradicional padrão de aulas de
45 minutos e ministradas por um único professor, criando, junto à comunidade e
à família, um projeto inovador, que contemplasse ideais de autonomia,
responsabilidade e solidariedade.
A mudança mais radical e simbólica neste processo, pela qual a escola é até hoje lembrada, foi a derrubada das paredes das salas de aula, formando salões de estudo. As mesas deixaram de ser individuais, e os estudantes se organizam em pequenos grupos, realizando atividades distintas. Como forma de exercitar sua autonomia, procuram resolver as questões entre si, recorrendo a um dos educadores de prontidão na medida em que encontram dificuldade. O intuito era permitir o trabalho colaborativo entre os alunos e uma gestão compartilhada entre professores.
Além disso, no lugar da aula expositiva, os estudantes recebem roteiros de estudo, segundo os quais desenvolvem percursos de aprendizagem individuais e em grupo sobre as diversas áreas do conhecimento (português, matemática, ciências, história etc.). Há também a preocupação de que esses roteiros estimulem a interdisciplinaridade e, por consequência, o pensamento e a investigação contextualizada.
Lab Lab Livre Heliópolis
A mudança mais radical e simbólica neste processo, pela qual a escola é até hoje lembrada, foi a derrubada das paredes das salas de aula, formando salões de estudo. As mesas deixaram de ser individuais, e os estudantes se organizam em pequenos grupos, realizando atividades distintas. Como forma de exercitar sua autonomia, procuram resolver as questões entre si, recorrendo a um dos educadores de prontidão na medida em que encontram dificuldade. O intuito era permitir o trabalho colaborativo entre os alunos e uma gestão compartilhada entre professores.
Além disso, no lugar da aula expositiva, os estudantes recebem roteiros de estudo, segundo os quais desenvolvem percursos de aprendizagem individuais e em grupo sobre as diversas áreas do conhecimento (português, matemática, ciências, história etc.). Há também a preocupação de que esses roteiros estimulem a interdisciplinaridade e, por consequência, o pensamento e a investigação contextualizada.
Lab Lab Livre Heliópolis
O Fab Lab Livre SP é uma rede de
laboratórios públicos - espaços de criatividade, aprendizado e inovação
acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos.
Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento,
e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à
população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir
diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.
Os
laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de
recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD,
equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica.
Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado
compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando
o desenvolvimento de projetos.
Frutos
de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da
Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab
Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse
em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo
tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas
artísticas.
Ao
todo são doze laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de
Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A
rede de laboratórios Fab Lab Livre SP objetiva fomentar o desenvolvimento de
ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de
novas oportunidades profissionais.
Objetivos
de Pesquisa definido pelas autoras:
- Conhecer a parceria entre os contextos formal e não formal de aprendizagem.
- Conhecer o currículo experienciado em uma atividade desenvolvida no contexto não formal
Projeto
de Investigação: Construtores
– Fablab,
Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental,
Juliana Lemos Deway.
Busca promover a parceria entre a escola pública e o Fab
Lab Livre Heliópolis com a proposta dos alunos conhecerem as ferramentas do
espaço Maker, de modo a incentivar a elaboração de projetos a partir de uma
ideia, buscando melhorias para suas vidas e o CEU Heliópolis.
“O projeto busca integrar os espaços da escola e do
FablLal “Laboratório de Fabricação”, para desenvolver pesquisas, montagem e
analise, usando a criatividade e dos conceitos tecnológicos; formando os alunos
da escola Campos Salles, autônomos, responsáveis e solidários.” (Juliana L.
Deway).
Visa construir melhorias para os diferentes equipamentos
do CEU, como placas indicativas dos espaços.
Objetivos:
- Incentivar a participação coletiva.
- Incentivar a construção autônoma
- Desenvolver o raciocínio lógico e a visão espacial
- Aprimorar o trabalho em grupo
- Desenvolver habilidade de liderança
- Desenvolver a pesquisa como ferramenta inicial de trabalho
- Conhecer e fazer uso de técnicas e conceitos das máquinas do FabLab
- Desenvolver a solidariedade
- Desenvolver projetos de intervenção social
- Desenvolver a consciência social
Cronograma:
Março a Dezembro/2018.
34 dias e 68 horas para
o desenvolvimento das atividades no FabLab Heliópolis.




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