Dia 09/10/2018


Nossa narrativa inicia-se na disciplina Currículo e aprendizagem em contextos digitais emergentes realizada no 2ª semestre de 2018, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), das 16h às 19h.
As autoras, uma pós doutorada e uma doutoranda com um interesse em comum: explorar o Movimento Maker na Educação.
Com isso, iniciamos nossa história no dia 09 de outubro, com o planejamento da narrativa, na sala de aula 307. 
Parceiras de pesquisa: Silvana Donadio Vilela Lemos e Maria Eduarda Menezes. Self tirada em sala de aula pelo celular

Ao final da aula, alunos e professores elaboraram um protocolo com orientações para o desenvolvimento da narrativa: 


Professores, Beth Almeida e José Armando Valentes e os alunos definem as orientações para desenvolvimento das pesquisas.
Registro pelo celular.

Também definimos o universo da pesquisa: E.M.E.F. Presidente Campos Salles, (SP) e Fab Lab Heliópolis (SP).

Fonte: https://campossalles.wordpress.com

Endereço: Estr. das Lágrimas, 2385 - Vila Heliópolis, São Paulo - SP, 04245-000
 Telefone: (11) 2947-6723
            O pensamento do educador Braz Nogueira trouxe à instituição um novo olhar sobre a prática educacional. Inspirado pela experiência portuguesa da Escola da Ponte e pelos princípios da educação integral, o então diretor da EMEF decidiu se distanciar do tradicional padrão de aulas de 45 minutos e ministradas por um único professor, criando, junto à comunidade e à família, um projeto inovador, que contemplasse ideais de autonomia, responsabilidade e solidariedade.
         A mudança mais radical e simbólica neste processo, pela qual a escola é até hoje lembrada, foi a derrubada das paredes das salas de aula, formando salões de estudo. As mesas deixaram de ser individuais, e os estudantes se organizam em pequenos grupos, realizando atividades distintas. Como forma de exercitar sua autonomia, procuram resolver as questões entre si, recorrendo a um dos educadores de prontidão na medida em que encontram dificuldade. O intuito era permitir o trabalho colaborativo entre os alunos e uma gestão compartilhada entre professores.
  Além disso, no lugar da aula expositiva, os estudantes recebem roteiros de estudo, segundo os quais desenvolvem percursos de aprendizagem individuais e em grupo sobre as diversas áreas do conhecimento (português, matemática, ciências, história etc.). Há também a preocupação de que esses roteiros estimulem a interdisciplinaridade e, por consequência, o pensamento e a investigação contextualizada.

Lab Lab Livre Heliópolis


           O Fab Lab Livre SP é uma rede de laboratórios públicos - espaços de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, o Fab Lab Livre SP traz à população de São Paulo a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas.
            Os laboratórios são equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, plotter de recorte, fresadoras CNC, computadores com software de desenho digital CAD, equipamentos de eletrônica e robótica, e ferramentas de marcenaria e mecânica. Os Fab Labs Livre SP contam com uma equipe dinâmica que incentiva o aprendizado compartilhado e a criatividade através do fazer, realizando cursos e orientando o desenvolvimento de projetos.
            Frutos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Paulo e o Instituto de Tecnologia Social, os Fab Labs Livre SP são abertos e acessíveis a todas as pessoas que tenham interesse em aprender, desenvolver e construir projetos coletivos ou pessoais, envolvendo tecnologia de fabricação digital, eletrônica, técnicas tradicionais e práticas artísticas.
            Ao todo são doze laboratórios que integram a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital, abrangendo todas as regiões do Município de São Paulo. A rede de laboratórios Fab Lab Livre SP objetiva fomentar o desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras que beneficiam a comunidade e o surgimento de novas oportunidades profissionais.

Objetivos de Pesquisa definido pelas autoras:
  •     Conhecer a parceria entre os contextos formal e não formal de aprendizagem.
  •     Conhecer o currículo experienciado em uma atividade desenvolvida no contexto não formal

Projeto de Investigação: Construtores – Fablab,
            Professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Juliana Lemos Deway.
            Busca promover a parceria entre a escola pública e o Fab Lab Livre Heliópolis com a proposta dos alunos conhecerem as ferramentas do espaço Maker, de modo a incentivar a elaboração de projetos a partir de uma ideia, buscando melhorias para suas vidas e o CEU Heliópolis.
            “O projeto busca integrar os espaços da escola e do FablLal “Laboratório de Fabricação”, para desenvolver pesquisas, montagem e analise, usando a criatividade e dos conceitos tecnológicos; formando os alunos da escola Campos Salles, autônomos, responsáveis e solidários.” (Juliana L. Deway).
            Visa construir melhorias para os diferentes equipamentos do CEU, como placas indicativas dos espaços.

Objetivos:
  •     Incentivar a participação coletiva.
  •     Incentivar a construção autônoma
  •     Desenvolver o raciocínio lógico e a visão espacial
  •     Aprimorar o trabalho em grupo
  •     Desenvolver habilidade de liderança
  •     Desenvolver a pesquisa como ferramenta inicial de trabalho
  •     Conhecer e fazer uso de técnicas e conceitos das máquinas do FabLab
  •     Desenvolver a solidariedade
  •     Desenvolver projetos de intervenção social
  •     Desenvolver a consciência social

Cronograma:
Março a Dezembro/2018.
34 dias e 68 horas para o desenvolvimento das atividades no FabLab Heliópolis.

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